Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Sobre a Autora

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá, meu nome é Claudia.

Sou apaixonada por tecnologia…  sempre adorei aprender a usar softwares… sempre gostei de entender como eles funcionavam e o que eu podia fazer com eles.

ANOS 80

Tenho 50 anos…então cresci quando a tecnologia estava começando a se popularizar.

Nessa época eu usava um modem de linha discada… super velocidade de 33 Kb.

Você consegue imaginar isso?

Esse modem usava a rede telefônica para conexão…

E, sim, meu pai odiava por que o telefone ficava ocupado o dia inteiro…

Modelo de um fax modem antigo (1994)
Modelo de um fax modem antigo (1994), crédito imagem: Wilton Ramon de Carvalho Machado

Quando eu tinha uns 13 anos, quase fim dos anos 80, meu pai trouxe para casa um aparelho intrigante. Seu nome era Videotexto.

Ele era fenomenal… tinha um modem, um teclado e o monitor era a nossa televisão. Nele eu conseguia ler notícias, jogar uns joguinhos simples e usar o bater papo…

Naquela época, eu já conseguia conversar com um monte de gente do Brasil todo. Isso era bastante impressionante e eu descobri que adorava participar de tudo isso!

Encontrei esse texto da Rosy Feros. Ele fala um pouco desse passado meio desconhecido da era pré-internet: https://www.fractoscopio.com.br/news/testemunhal-telematico-o-videotexto-que-a-internet-brasileira-esqueceu/

ANOS 90

Um pouco mais tarde, já na era dos computadores pessoais tivemos em casa um computador chamado CP500, da empresa Prológica.

Ele não era tão divertido quanto o videotexto… acho que isso devia ser porque o videotexto já tinha uma ligação com o mundo através do modem… e o princípio da internet, que veio dominar o mundo todo em poucos anos!

CP-500, da Prológica
Este era o CP-500, da Prológica – Imagem: Judcosta

E você consegue imaginar que o sistema operacional, o velho conhecido DOS, era carregado através de uma fita cassete?

Era isso mesmo!

Um gravador, literalmente, com uma fita cassete carregava o Sistema Operacional DOS. E podíamos programar em BASIC.

O gravador era igual a esse aí embaixo.

Gravador de Fita Cassete

Era surreal!!

Todos esses contatos com tecnologias me fizeram ver que eu adorava o assunto, queria sempre conhecer e aprender a usar programas e foi nisso que eu acabei me aprofundando mais.

ANOS 2000

Me formei Engenharia Elétrica com Ênfase em Computadores pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Bernardo do Campo em São Paulo, e alguns anos depois, em 2003 passei em um concurso público federal.

Essa etapa da minha vida levou o trabalho com as tecnologias e com a área da engenharia para longe. Mas os softwares continuaram a fazer parte da minha vida. E dentre todos os que eu usava o Excel acabou ganhando um lugar de muito destaque.

E sabe por quê isso aconteceu?

Bom, a primeira característica que vem a tona é que o Excel é um programa extremamente flexível. Ele possui centenas de funções prontas. E isso faz com que ele possa ser usado nas mais diversas aplicações e nos mais diversos ramos empresariais do mundo.

Além disso, ele tem seu lugar cativo nos lares. É muito comum as pessoas usarem o Excel em casa para fazer uma planilha de gastos financeiros ou uma lista de compras.

E tudo isso acontece devido à sua versatilidade e às possibilidades de uso.

HOJE – 2024

O Excel é uma ferramenta.

É uma ferramenta muito poderosa para a resolução de problemas. E saber utilizá-la vai ajudar você a fazer uma tonelada de trabalho em muito pouco tempo.

O Excel não é o fim em si. O Excel é o meio que permite você mostrar todo o potencial do seu trabalho. Permite que você demonstre quão valiosas são as suas informações e o seu trabalho.

E é isso que o Excel faz. Ele ajuda você a ganhar tempo na execução de seus trabalhos e ajuda você a transmitir o valor de seus conhecimentos.

Essa é a razão, por que venho há uns 10 anos me aprofundando no conhecimento e utilização de planilhas eletrônicas, especialmente o Excel, pois tenho certeza que a maneira como aprendemos Excel pode ser muito mais simples e objetiva.

Nas minhas andanças pela Internet à procura de instrução sobre o Excel vi centenas de vídeos, sites e artigos sobre o assunto.

E percebi que aprender era, muitas vezes, extremamente difícil e frustrante. As informações são fragmentadas e muitas vezes eu não entendia para que servia uma função ou comando, e tinha que quebrar a cabeça para tentar entender o conceito que vinha por trás de toda aquele monte de teoria.

E foi essa a ideia por trás do nascimento do Excel Revelado.

Nele o objetivo não é apenas que você aprenda o Excel, mas ajudar você a entender como funciona uma planilha de forma prática e objetiva.

E sabendo como isso funciona, ajudar você a construir planilhas simples e poderosas, que vão realmente fazer você chegar onde precisa.

Vamos junt@s?

Foto da Autora